Governo do estado distribui 450 mil peixes para repovoamento de açudes em Duas Estradas e mais cinco cidades da Paraíba



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), através do Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, conhecido como Programa de Piscicultura, vai distribuir mais 450 mil alevinos para o repovoamento de peixes em açudes de Duas Estradas e mais cinco municípios paraibanos, neste fim de semana.

Governo da Paraíba entrega de mais 450 mil alevinos para seis municípios
Governo da Paraíba entrega de mais 450 mil alevinos para seis municípios

A distribuição ocorre na manhã desta sexta-feira, dia 22, durante a 7ª Expo Agro de Tacima. Serão beneficiados com a ação produtores rurais das cidades de Alagoa Grande, Pilões, Duas Estradas, Solânea, Tacima e Riachão.

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, destacou que o Programa de Piscicultura é um grande gerador de renda para muitas famílias paraibanas. “É através dele que se faz o repovoamento de peixes em açudes por toda a Paraíba, garantindo alimento de qualidade e uma fonte extra de renda para os trabalhadores rurais”, afirmou.

A secretária executiva da Pesca da Sedap-PB, Maria Sílvia da Cunha, enfatizou a importância do Programa da Piscicultura para os produtores rurais por gerar renda e alimento para milhares de famílias. “O programa é gerador de renda, desenvolvimento e alimento de ótima qualidade para milhares de paraibanos”, afirmou.

Sílvia lembrou que, na semana passada, a Sedap-PB já havia realizado a distribuição de 500 mil alevinos no Sertão, beneficiando produtores rurais dos municípios de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos, Brejo dos Santos e São José do Brejo do Cruz.

A Sedap-PB fará a entrega dos alevinos às secretarias de agricultura dos municípios que farão o repasse aos produtores rurais. O Programa de Piscicultura do Governo do Estado tem 38 anos de existência. Os alevinos são produzidos na Estação de Piscicultura  de Itaporanga, no Sertão. 

Peixes e alevinos

Alevinos são peixes juvenis recém-nascidos e que já saíram da fase de larva, tendo reabsorvido o saco vitelino e passado a se alimentar no ambiente externo. 

No contexto da piscicultura, são como as “sementes” da produção, pois é a partir deles que os peixes crescem até a fase adulta para consumo. 

Da redação/ Com Click PB 

Comentários